A casa Shaft é uma inesperada e emocionante experiência espacial que sobrevive os limites de nossas áreas de convívio comuns. A casa isolada, de dois pavimentos e meio, reavalia os arranjos funcionais dentro de um edifício estreito enquanto cria espaços luminosos e arejados.
Acessibilidade é um valor ganhado com sucesso pelo prédio pela integração de bem pensadas estratégias de baixo custo no processo de design; desde a compra de um lote modesto de aproximadamente 6 metros de largura até a escolha de materiais sustentáveis e economicamente eficientes.
Revestimento de alumínio, madeira não tratada e aço oxidado reciclável para o exterior da casa não só ajudam a reduzir os custos do projeto, mas t também tenta-se fazer uma afirmação sobre comportamentos orgânicos de edifícios pela alteração de cores conforme o envelhecimento da casa.
A Casa Shaft gera espaços sem paredes. Circulação e serviços rodeiam um vazio de luz que é chamado “O Duto” (The Shaft). Os pavimentos em ambos os lados tem vista para o outro, permitindo que a luz e as visuais possam viajar livremente dentro da casa. A escada circula ao redor do duto central e os quartos surgem no espaço, alterando os níveis. Os níveis foram deslocados em corte resultando em um dossel de frente para a rua, e um deque ao sul na cobertura.
Apesar de que o custo de construção da casa é quase tão acessível quanto um projeto de casas padrão “pré – montadas” (ready-made) em Toronto, ainda é uma surpresa para o bairro e, talvez, para muitos outros bairros da cidade. Mas a aspiração do atelier rzlbd em relação a mudar a cara de Toronto através da criação de projetos inovadores e acessíveis é uma meta que a casa Shaft representa com sucesso.